Registros

Encontros, Gab Gabelich com bandeira “NO ME MIENTAS” e obra ” Subway teletransporte” de Alexandre Antunes no alto. Foto de Tamiris Vaz.

Intervenção de Adriana Tabalipa no nome da cidade Santa Maria. E performance de Gab Gabelich ( Argentina). NO ME MIENTAS!  proyecto ha sido realizado por la artista en ciudades como Rosario y Valparaiso, y a pesar que no es una acción directa realizada a manera de proceso si es una intervención que pueda tomar lugar en  el emplazamiento escogido por la artista. Foto de Fábio Purper.

“Trem” de Rebeca Stumm é uma performance coletiva formada pela participação dos visitantes ao evento seguindo uma banda marcial. O trem percorreu a histórica Avenida Rio Branco. Registros de Roderick Steel.

Obra do Coletivo (Des) Esperar: “dormentes pulsantes”. Foto: Tamiris Vaz. Plantação de sementes de milho (uma das cargas que o trem transporta atualmente), e narrativas de pessoas que vivenciaram a época em que o trem transportava passageiros.

“Apropriacão Devida” de Roderick Steel, Documentário sobre a apropriação de imagens de um acervo pessoal e a posterior reconfiguração espacial e temporal destas imagens apropriadas por um grupo de artistas dentro do exato local onde as imagens foram originalmente produzidas.

Luana Andrade, “Construção” está vinculado à técnica da colagem na arte e apresenta um alargamento das suas possibilidades.  Trata-se aqui de participações anônimas e de memórias particulares trazidas para o local do evento. Foto de Diego Torrico

Adriana Tabalipa, ” Ligame”. En este performance la artista progresivamente cubre un área escogida por ella con duck tape realizando un dibujo tridimensional que interviene en el espacio.

Integração entre os trabalhos de Ricardo Garlet ( Pintura: “Estação Destempo”) e imagem  de Hermes Hildebrand e Daniel Paz  ( arte-tecnologia: “Air city: arte#ocupaSM”)  em comunicação em tempo real com Espanha. Enquanto o trabalho de Ricardo aciona a memória coletiva através da pintura de uma miniatura da Estação Férrea; “air city”,  trata das possibilidades de elaboração de narrativas coletivas para ativar espaços invisíveis, no local Santa Maria e Espanha,  através de dispositivos móveis.

Foto de Diego Torrico

Elcio Rossini, performance realizada com o Filho de 13 anos. Registro de Roderick Steel

Foto de Diego Torrico

Mediação

Mediação em conversa com a artista  Noelle Lieber ( Argentina). Mural con stencil, colores, pinturas  y objetos después de haber realizado uno o varios recorridos por la estación.

 

Helga Corrêa, Contenção do espaço ocupado. Foto de Andressa Argenta

Obra do Coletivo  (Des)Esperar: “Movimentos de Espera”.

Performance de Ralfie Heinsch: “Presença” surgia e desaparecia de forma aleatória sem local específico, como se fosse um fantasma que habitava o lugar. Foto de Tamiris Vaz.

Integração entre os trabalhos do Coletivo (Des)Esperar e a Performance de Ralfie Heinsch. Foto de Diego Torrico.

Performance Ralfie Heinsch,  ao fundo “Las Chicas del Rock” de Maria Jose Correa (Colômbia), imagens de roqueiras que constituem o projeto de reconhecimento da mulher em um mundo de homens como é o mundo do Rock. Homenagem as mulheres da história musical.  Foto de Diego Torrico.

Encontros, foto de Diego Torrico

Encontros. Foto de Tamiris Vaz.

“Encontro”, dia 29 de maio, sob a temática: História da ferrovia e Santa Maria. Fotos de Aline Arend

Campus UFSM, transmissão WEB

Gérman Toloza ( Colômbia), Pintura. Foto de Diego Torrico.

German Toloza, cortando sua pintura. Foto de Tamiris Vaz.

Foto de Tamiris Vaz

Gérman Toloza ( Colômbia), pintura de 21 metros,  es un homenaje a  la yuca (tapioca,  mandioca, tutu). Pintura premiada na Colômbia. Registro de Roderick Steel

Mediação

 


Este muro entrava-se ali construído desde 1997-2012, cumprindo a função de impedir a passagem de um espaço a outro, do espaço do prédio (ocupado) para a ferrovia  (abaixo, descendo as escadas). Durante o tempo em que Mirieli desenvolveu sua performance  (foto abaixo) as pessoas puderam utilizar a passagem que permaneceu aberta apenas um dia, logo Mirieli iniciou a construção de outro muro no local.
Performance de Mirieli Costa em frente a passagem aberta pela artista. Foto de Felipe Duarte e Fernanda Codinotti.

 “La publicatoria”, un evento da publicaciones independientes, fanzines,  etc., muestra algo mas de la producción independiente en Colombia. Foto de Diego Torrico.

Tatiana Vinadé, “Perecendo” ,  lenta transformação da performer – de moça, em velha – percorrendo espaço do evento.  fotos de Diego Torrico

Andreia Oliveira, vídeo Performance. Foto de Diego Torrico

Bianca Scliar, foto de Diego Torrico

Lucas Silveira, “Corações”  congelados. Não há um momento marcado para o início e para o fim dos acontecimentos, não se pode considerar que o derretimento seja o término do processo, mas o início de outro, construído junto com o anterior. Foto de Diego Torrico.

Daniel Castellanos ( Colômbia)Projeto”Divergência”. Divergencia surge a partir de la incorporación de una violencia simbólica generada por la distribución y acumulación masiva de imágenes que nos saturan, que desconocemos, y que de esta manera, defendemos por negación a las relaciones que subyacen tras ellas: Porque nuestro consumo es correcto. Foto de Diego Torrico.

Viação, Roderick Steel

Imagens de um vagão do trem da antiga Viação Férrea do Rio Grande do Sul que foram projetadas sobre este mesmo vagão durante o evento arte#ocupaSM. A relação que se estabelece, retoma as imagens romantizadas pelo cinema em relação aos trens, insinuando encontros e desencontros de pessoas, registrados na memória do vagão. O video cria elos poéticos entre o ato de pichar e grafitar e a história do cinema.

Foto de Diego Torrico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s